Noticias

Entenda de uma vez por todas por que Leandro Boldrini saiu da prisão

Médico condenado pela morte do filho ganha progressão de Regime

Depois de condenado duas vezes pela morte do seu filho Bernardo Uglione Boldrini, o médico Leandro Boldrini conseguiu progressão de regime devido ao tempo já cumprido na prisão. Com mais de nove anos de detenção e os benefícios da remição de pena por ter trabalhado na cadeia, Boldrini soma mais de 12 anos de pena. A conquista do direito de progressão de regime foi concedido na sexta-feira (14) pela juíza Sonáli da Cruz Zluhan.

Segundo a decisão judicial, Boldrini seria levado para um estabelecimento prisional de regime semiaberto, mas com a falta de vagas para presos nesse regime, foi liberado para morar em casa com uso de tornozeleira eletrônica. Um levantamento de 2021 apontou que há um déficit de 600% de vagas nos regimes aberto e semiaberto.

Leia mais:

Dino apoia ações policiais contra suspeitos de ataque ao ministro do STF na Itália

Polícia Federal faz operação contra grupo que trocou malas de brasileiras na Alemanha

Gigi Hadid paga fiança, é solta e diz que “tudo está bem quando acaba bem”

Quais são as atuais condições de Boldrini?

Leandro Boldrini, no momento, reside com seus familiares e é monitorado por meio de uma tornozeleira eletrônica. Atualmente, sua situação é de condenado pela morte de seu filho. Ele foi considerado culpado pelo Tribunal do Júri em março, sendo sentenciado a 31 anos e oito meses de prisão por homicídio quadruplamente qualificado. Apesar da defesa solicitar uma nova anulação do julgamento, o pedido ainda está em análise pela Justiça.

Como se deu a decisão judicial?

A decisão sobre a progressão de regime de Boldrini foi muito criticada. Em resposta, a juíza Sonáli escreveu em uma rede social que aqueles que acreditam que um prisioneiro não tem direito a progressão de regime, devem se queixar no Legislativo, e não a ela. Em contrapartida, a defesa de Boldrini salientou que ele cumpriu os requisitos necessários para a concessão da progressão de regime, referindo-se à medida como um direito adquirido.

Há uma oposição à decisão?

Sim, o Ministério Público está preparando um recurso contra a decisão de progressão de regime de Boldrini. Para eles, mesmo que a progressão seja adequada, Boldrini deveria ser colocado em um regime semiaberto e não ao uso da tornozeleira eletrônica. A alegação é de que, apesar de Boldrini cumprir os requisitos objetivos, ele não cumpre os subjetivos, pois em nenhum momento assumiu a prática do delito.

Alessandra Moura Bastian da Cunha, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às Vítimas do MP, destacou que o Ministério Público discorda da progressão de regime, se baseando na gravidade do crime e na falta de reconhecimento de culpa por Boldrini. Além disso, mencionou um recurso pendente para aumentar a pena, o que poderia impactar no tempo de pena que Boldrini precisaria cumprir no regime fechado.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo