Noticias

Monique Medeiros na prisão: Reação do pai do menino Henry Borel

Monique Medeiros: Mãe de Henry Borel volta a ser presa

No dia 5 de janeiro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a prisão de Monique Medeiros, mãe de Henry Borel. Ela é acusada de tortura e homicídio do filho de 4 anos, que morreu no dia 8 de março de 2021 com 23 lesões no corpo e laceração hepática. Seguindo a decisão judicial, Monique será levada ao Instituto Penal Santo Expedito, em Gericinó.

Leia Mais:

STF reverte soltura: Monique Medeiros, mãe de Henry Borel, volta à prisão

A decisão foi tomada pelo ministro Gilmar Mendes, após analisar um recurso do pai de Henry, Leniel Borel. A prisão se justifica pelo fato de Monique ter coagido uma testemunha e descumprido medidas cautelares impostas pela Justiça, como o uso de redes sociais.

“Nada justifica que um delito dessa natureza permaneça, até hoje, sem solução definitiva no âmbito da Justiça Criminal, a projetar uma grave sensação de insegurança entre os membros da comunidade”, declarou o ministro no texto.

Monique Medeiros
Imagem: Band

Reação do pai de Henry Borel

Leniel Borel demonstrou grande satisfação com a decisão do STF. “Hoje ela está voltando para o lugar que ela nunca deveria ter saído“, disse. Para Leniel, a prisão de Monique é uma vitória não só para ele, mas também para a justiça brasileira e para o processo legal como um todo.

“Quero agradecer intensamente ao STF, ao ministro Gilmar Mendes, que vem fazendo justiça no caso do meu filho assertivamente em todas as fases do processo. Monique nunca era para ter sido solta e estar em liberdade. Hoje ela está voltando para o lugar que ela nunca deveria ter saído.”

Leniel já tinha comentado sobre, uma vez que ela foi pronunciada pelos crimes de homicídio, tortura e coação no curso do processo, e que, em liberdade, ela é um risco para a instrução que será realizada no dia do júri popular.

Entenda a acusação contra Monique Medeiros

Monique Medeiros e o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho, são acusados pela morte de Henry Borel. O menino não resistiu aos ferimentos brutais que recebeu e foi levado ao hospital já sem vida. O caso aconteceu no apartamento onde a criança morava com a mãe e o padrasto, localizado na Barra da Tijuca.

Qual a posição da defesa de Monique?

Diante da nova decisão judicial, a defesa de Monique afirma que respeita a posição do ministro Gilmar Mendes, no entanto, adianta que apresentará esclarecimentos. Segundo o advogado Hugo Novais, Monique não descumpriu nenhuma medida cautelar e também não ameaçou nenhuma testemunha durante o período de prisão domiciliar. Para ele, os relatos de que isso teria acontecido são apenas “fake news”.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo