NoticiasDireito Penal

Alexandre de Moraes abre mais 6 inquéritos sobre atos antidemocráticos em 08/01

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de mais seis inquéritos para apurar a conduta dos invasores envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8 de janeiro.

Moraes determina abertura de mais seis inquéritos sobre atos antidemocráticos

A decisão do magistrado atende a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República, que aponta que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) almejaram depor o governo legitimamente eleito.

Segundo o órgão, o destrinchamento das investigações é importante “para otimização de recursos investigatórios e para fins de adequada gestão das futuras ações penais”.

Ao todo, já são quatro os procedimentos abertos para investigar a conduta dos invasores, cada um buscando esclarecer as diferentes participações dos golpistas, entre financiadores, executores e autores intelectuais dos atos.

Entre os crimes relacionados nas investigações estão terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

Outro procedimento apura as condutas de autoridades, como o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o então secretário de Segurança, Anderson Torres, que após os atos de vandalismo foi demitido e preso.

Fonte: Conjur

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo