Bolsonaro pode responder na Justiça comum e ficar inelegível para 2026
Após o fim do governo de Jair Messias Bolsonaro, o ex-presidente perde também o foro por prerrogativa de função inerente ao cargo que ocupava. Com isso, as ações judiciais que correm contra ele no Supremo Tribunal Federal podem ser enviadas para a instância comum. Além disso, caso seja considerado culpado, Bolsonaro poderá ficar inelegível para as eleições de 2026.
Processos no STF contra Bolsonaro serão enviados para primeira instância
Um dos processos que investiga o ex-presidente apura se Bolsonaro praticou incitação ao cometimento do crime de infração de medidas sanitárias preventivas durante a Pandemia do COVID-19.
Outro caso, que gera menos dor de cabeça ao ex-presidente, é a acusação de ter interferido na Polícia Federal. Isso porque o procurador-geral da república, Augusto Aras, já pediu o arquivamento do caso depois que a Polícia Federal emitiu parecer dizendo não ter encontrado indícios de crime nos fatos apurados.
Bolsonaro também é citado no inquérito das milícias digitais e das fake news, ambos conduzidos atualmente pelo STF. Além disso, o ex-presidente também é alvo de investigação que apura se houve corrupção no ministério da Educação durante a gestão do seu ministro Milton Ribeiro.
Fonte: Jornal Online