Carla Zambelli é denunciada por porte ilegal de arma
A deputada federal Carla Zambelli foi denunciada perante o Supremo Tribunal Federal pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma. Além da condenação, o órgão pleiteia pelo pagamento de R$ 100 mil por danos coletivos e o cancelamento definitivo do porte de arma da parlamentar.
O caso chegou à Suprema Corte sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes. Agora, o plenário do STF decidirá sobre a abertura da ação penal contra a parlamentar.
Carla Zambelli é denunciada por porte ilegal e constrangimento ilegal
A denúncia da PGR versa sobre os fatos que aconteceram em outubro do ano passado, quando a parlamentar apontou uma arma e seguiu um homem com quem teve uma discussão política na região dos Jardins, São Paulo.
Segundo a peça da PGR, mesmo possuindo porte de arma, a parlamentar não poderia ter utilizado a pistola em espaço público, pois colocou a coletividade em risco. Além disso, a vice-procuradora alegou que o homem perseguido não oferecia perigo ou ameaça real que justificassem o uso da arma e o constrangimento.
A defesa da parlamentar sustenta que ela agiu em legítima defesa e só teria sacado a arma porque “foi dada voz de prisão à pessoa que injustamente lhe agredia e a ameaçava por diversas vezes”.
Em dezembro do ano passado, o ministro Gilmar Mendes já havia suspendido o porte de armas da deputada e determinado que ela entregasse a pistola à Polícia Federal.
Agora, no início de janeiro, o ministro determinou a realização de buscas na casa de Carla Zambielli, que resultaram na apreensão de mais três armas: uma pistola 380, outra 9mm e um revólver 38.
Fonte: Conjur